A história da astronomia (resumida)
- Os primeiros cientistas foram os homens da pré-história.
- Os homens usavam a ciência para fabricar instrumentos.
- Aristóteles fez a teoria Geocêntrica.
- Aristarco fez a teoria Heliocêntrica.
- Aristóteles dizia que o universo acima da lua era perfeito, descobriu que a terra era redonda pela observação de um barco no horizonte que deixou primeiro de ver o casco e só depois a vela.
- Aristarco investigou os artigos de Aristóteles e desenvolveu uma teoria em que o sol estava no centro do universo e o nosso planeta rodava em volta do sol. E achava também que o universo era muito maior.
- Séculos mais tarde Ptolomeu completou a teoria de Aristoteles.
- Mais tarde apareceu um matemático que se chamava Copérnico, era órfão e por isso foi educado por um bispo que o permitia estudar a astronomia e tornar-se astrónomo.
- A teoria de Nicolau Copérnico foi feita com base em cálculos matemáticos, que dizia que o planeta terra tinha um movimento de rotação e translação à volta do sol. Mas se fosse assim todos os objectos que não estivessem fixos à Terra caiam para o espaço.
- Galileu Galilei ao observar as fases da lua conclui o mesmo que Copérnico.
- Johannes Kepller descobriu que as órbitas dos planetas eram de forma oval, comprovando com isso a mudança de brilho dos planetas.
- Isaac Newton descobriu a força da gravidade que contribuiu para a explicação do os planetas terem velocidades diferentes no movimento de rotação em volta do sol. Os que estao mais perto do sol 'andam' mais rápido e os que estão mais longe 'andam' mais devagar.
- Einstein aperfeiçoou todas estas teorias com a teoria da relatividade.