sábado, 27 de março de 2010

O filme "A marcha dos pinguins"

Este filme foi visto por toda a minha turma em várias aulas de ciências e é sobre o percurso que percorrem os pinguins na sua reprodução.
            Resumo do filme:
O inverno no pólo sul dura 9 meses,durante o inverno iniciam o seu período de reprodução. Esperam sempre por todos os pinguins e fazem alguns barulhos que levam outros pinguins a ter com eles,a temporada começou,vão todos para Oamok. Quando a lua e o sol se encontram todos começam a caminhar caminhavam durante 20 dias e nunca nenhum se perdeu e quando chegam ao seu destino começa o verão, lá todos procuram a sua "alma gémea".normalmente há várias fêmeas a lutar por um macho e quando o encontram  fazem um baile de inverno em que cada casal faz a sua dança nupcial.Depois caminham mais uma vez numa longa e difícil viagem que atravessa o deserto e os que se perdem do grupo ficam condenados, sem comida sem noção do caminho a percorrer...a maior parte dos que se perdem não sobrevivem. Quando o inverno ja esta quase a chegar as fêmeas já tem o filho no ventre, esperam 3 noites e à 3ª noite os ovos nascem. Por vezes o ovo tem que ser passado para o pai ou para a mãe para o outro ir ao mar comer e se o pequeno ovo cair e apanhar muito frio pode morrer congelado.Passado pouco tempo o casal separa-se e a fêmea tem que ir ao mar do outro lado do deserto buscar comida(marcha do crepúsculo) e tem que voltar para junto do seu companheiro antes de o bebe nascer. Os machos, encostam-se uns aos outros para manterem os ovos quentes e a eles próprios também, pois com o vento alguns ovos caem e ficam congelados, os pais comem neve para matar a sede.Os ovos começam  a quebrar-se e as mães tem que chegar rápido para dar de comer a esses novos seres. Os pais guardam durante 4 meses migalhas do que comem para dar de comer aos pequenos pinguins no caso de a mãe não chegar a tempo. Algumas crias morrem de frio. Quando as mães chegam procuram o seu companheiro e o filho através de ruídos que emitem  e o pai entrega a cria à mae para ele poder ir por sua vez ao mar buscar comida.
Chega a primavera e dez dias depois os pequenos pinguins já conseguem andar sozinhos, depois à uma pequena tempestade com muita neve e ventos frios à qual os pequenos tem de resistir, alguns morrem por causa do frio e as maes, quando o seu filho morre tentam roubar os outros. 
Passado algum tempo começam a ter que andar sozinhos e nao podem voltar a aconchegar-se nas maes.
Os pais chegam e todos deixam Oamok por 1 ano,primeiro vão os progenitores para o mar e as crias vão atrás para fazerem a sua primeira viagem ao mar. Quando as crias crescem e começam a ficar adultas a penagem muda  deixam de ter muita fome. Depois vão todos para o mar e dali a um quarto de ano voltam a encontrar-se ali novamente para iniciarem a marcha dos pinguins!