domingo, 19 de junho de 2011

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são transformadas por metamorfose, são transformadas de outras rochas sem mudança de estado físico. Formam-se em camadas horizontais, daí o principio da sobreposição.

  • o principio da sobreposição diz que nas rochas, a camada que está por cima é sempre mais recente que a que está por baixo, a menos que haja uma deformação.
Existem três formas das rochas se transformarem em metamórficas.
  • reorientação de materiais: Depois das 5 etapas da sedimentação os grãos das rochas reorganizam-se de modo a ocuparem menos espaço. A este fenómeno pode também chamar-se xistosidade.
  • Formação por contacto: É desta maneira que se formam as rochas corneanas. Para isto acontecer tem que haver uma câmara magmática activa, que aquece e derrete as rochas à volta e à medida que as rochas se vão aquecendo vão perdendo temperatura e quando já não há temperatura suficiente para as derreter, coze-as. A essas rochas que se formam, normalmente chamamos corneanas.
  • Por impacto: A formação por impacto acontece quando um meteorito embate na superfície, e forma uma cratera de impacto e fossiliza. O meteorito pulveriza (desaparece) e as rochas que estão à volta cozem por causa da temperatura e da pressão do impacto.